TRE-RJ nega pedido de cassação do governador Cláudio Castro (PL)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negou mais um pedido de cassação da diplomação e dos mandatos do governador fluminense Cláudio Castro (PL) e de seu vice, Thiago Pampolha (MDB). No julgamento, realizado na tarde da última terça-feira (4), a maioria dos desembargadores da corte entendeu que não havia provas concretas contra Castro sobre possíveis gastos irregulares durante a campanha, em 2022.

Para a Procuradoria Regional Eleitoral, a campanha do governador não teria comprovado a destinação de R$ 10 milhões dos quase R$ 18 milhões gastos do fundo eleitoral. Porém, para o relator do caso, desembargador Rafael Estrela, a acusação falhou em trazer provas sólidas sobre o uso ilegal dos recursos por parte de Castro.

Remanescem consideráveis dúvidas que não puderam ser dirimidas dada a ausência de provas robustas e suficientes para comprovar a ilicitude dos gastos dos recursos para fins eleitorais. Se houve contratação de laranjas, sócios que possuem relação familiar entre si, não prestação de serviços, notas frias, empregados fantasmas, não há prova da acusação quanto a esses fatos” disse Estrela, em seu voto.

Presidente do TRE-RJ reforçou falta de provas contra Cláudio Castro (PL).