TRE/RS cassa prefeito e vice de Viamão

O TRE/RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) julgou nesta terça (16), às 16h, com votos de unanimidade pela rejeição dos embargos declaratórios da condenação do prefeito Rafael Bortoletti e de seu vice, Maninho Fauri, por abuso de poder econômico e conduta vedada nas eleições municipais ocorridas em Viamão em 2024.

O relator do processo determinou a imediata execução da decisão que cassa o prefeito do cargo e autoriza realizações de novas eleições em Viamão. Eventuais recursos cabíveis passa a ser apenas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília. No entanto, conforme decisão do TRE/RS esses recursos não possuem efeito suspensivo, o que torna o afastamento imediato. A saída do prefeito e do vice deve ocorrer tão logo seja cumprida a ordem judicial, com a comunicação oficial à Câmara Municipal e ao Poder Executivo, por meio de oficial de justiça.

O prefeito cassado de Viamão, Rafael Bortoletti Dalla Nora (PSDB), também foi condenado criminalmente em primeira e segunda instância por divulgar áudios íntimos da ex-companheira e tentar corromper testemunhas. 

Em abril de 2025, Bortoletti foi condenado a 9 anos de reclusão, em regime fechado, pelos crimes de divulgação de conteúdo íntimo sem consentimento e corrupção ativa de testemunhas. A sentença foi mantida por unanimidade pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) em outubro de 2025. Ele recorre em liberdade. Só que todos sabem em Viamão que o destino dele é:

Não convidem o deputado Professor Bonatto para sentar na mesa junto com Bortoletti, viu?