Investimento de R$ 3 milhões será usado em aulas da Medicina de Canoas
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está realizando um grande investimento em infraestrutura, com a construção de 40 consultórios novos no prédio 59 do Campus Canoas. Uma comitiva de dirigentes da Instituição foi conhecer de perto as novas salas do Centro de Especialidades, local projetado para beneficiar tanto os alunos do curso de Medicina quanto a comunidade da região, em um investimento de cerca de R$ 3 milhões.
De acordo com o reitor da Ulbra no RS, Adriano Chiarani, o lugar foi estruturado para atender a demanda prática do curso de Medicina e das demais graduações da área da saúde. “Esse conjunto de consultórios faz parte da nossa matriz curricular que visa entregar ao aluno aquilo que ele mais quer: a atuação na prática“, afirma Chiarani.
“Entregar novos cenários de prática para os nossos alunos é uma necessidade. Uma das coisas mais importantes no curso de Medicina é a responsabilidade social. Com esta obra, estamos entregando para a comunidade 40 novos momentos de consultas simultâneas com médicos especialistas, doutores e mestres, professores universitários de alto nível que vão atender a comunidade da região. Isso nos dá muita satisfação”, ressalta o diretor dos cursos de Medicina da Ulbra, Marcelo Guerra.
Funcionamento
De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidades Médicas, Micheli da Silva Meirelles, serão cerca de 80 atendimentos por turno, manhã e tarde, que serão realizados via Sistema Único de Saúde (SUS) ou convênios, com intermediações com as secretarias de saúde da região.
“O horário de funcionamento será conforme organização da agenda de cada disciplina. Neste primeiro momento, o atendimento vai ser por senhas normais e prioritárias, os pacientes serão cadastrados e vão aguardar na recepção central, destinada somente para os pacientes do centro. Depois o paciente vai ser chamado por um sistema eletrônico, com o nome e o consultório onde ele será atendido“.
São 16 especialidades clínicas e cirúrgicas, incluindo pediatria, ortopedia, infectologia, reumatologia, dermatologia, cirurgia plástica, neurologia, oncologia, hematologia, psiquiatria e otorrinolaringologia.
Investimento e infraestrutura
São 40 consultórios amplos e equipados com toda a infraestrutura necessária para atendimento, em uma área total de 871,65m². Cada uma das salas está equipada com mesa e cadeiras, mas fixas para exames clínicos, computador, pia e ar-condicionado. Como ressalta a superintendente de Infraestrutura e Serviços da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Quelin Marques Klipel da Rocha, o projeto foi pensado visando o bem-estar do aluno, que vai poder realizar suas atividades práticas dentro da instituição e receber apoio dos professores. “Foi feita uma reforma no piso, nos mobiliários, foi tudo modernizado, iluminação, climatização. E nós vamos investir mais, com mais novidades vindo por aí“, destaca Quelin.
Com essa nova infraestrutura, a Ulbra reafirma seu compromisso de oferecer uma formação de excelência, criando uma ligação valiosa entre a prática acadêmica e o atendimento à comunidade.
“A expectativa é atender toda a comunidade de Canoas e da Região Metropolitana, onde o nosso aluno vai poder ter as práticas no ambiente todo preparado, todo adequado, com as melhores tecnologias, com toda a estrutura para que a gente possa prestar um serviço à comunidade e o nosso aluno possa sair com a melhor formação“, conclui superintendente de Ensino Superior da Aelbra, Fabiano Pereira Alves.
Compromisso Social
Conforme o professor de Medicina da Ulbra Cristiano do Amaral de Leon, ajudar a comunidade é um compromisso social. “O aluno e o curso estão em prol do paciente, do cidadão que vai nos procurar por alguma necessidade de atendimento. O ensino na Medicina está diretamente ligado ao atendimento ao cidadão“, destaca.
Esse tipo de atendimento permite ao estudante vivenciar a profissão durante a formação, além de reafirmar o compromisso social. “Esperamos com bastante força de vontade, empenho e dedicação, ajudar a comunidade e alavancar bastante conhecimento aos futuros médicos que a nossa Universidade pretende entregar para a sociedade“, ressalta o professor.