Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS

Por meio de um termo de cooperação com a prefeitura de Esteio, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) começou no início da semana o atendimento de pacientes encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS). Neste primeiro dia de consultas, foram 20 atendimentos realizados no Centro de Especialidades da Universidade, no campus Canoas.

O convênio firmado tem o objetivo de ampliar o atendimento à população na área da saúde e proporcionar formação prática a estudantes da Instituição. O acordo tem validade de 24 meses e prevê a realização de atendimentos ambulatoriais, pequenas cirurgias e formação em serviço, sem custos para os pacientes.

Os atendimentos são realizados em dois turnos por acadêmicos da área da saúde da Ulbra em um complexo de 40 consultórios novos, que dispõem de toda a infraestrutura necessária. O atendimento é supervisionado por médicos especialistas e docentes da universidade, em regime secundário – ou seja, os pacientes são encaminhados à Ulbra após o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde do município de Esteio.

A estudante Ana Luiza Lüdke descreveu o primeiro dia de atendimentos: “É maravilhoso, porque essa é a nossa profissão, é como a gente vai atuar no futuro, uma trilha que a gente vai seguindo até chegar na nossa profissão. É maravilhoso ter esse contato com os pacientes, é algo que nos ensina muito, muito mais do que qualquer sala de aula, apesar dos professores maravilhosos. A gente nunca sabe o que vai vir, é muito a nossa profissão mesmo. Ter esse contato de consultório, no 5º semestre, é extremamente importante. Estou adorando, acho que todos estamos, e esse Centro de Especialidades está muito bom, está maravilhoso“, resumiu.

Para o superintendente de Educação Superior da Aelbra, mantenedora da Universidade, Fabiano Pereira Alves, os atendimentos inauguram uma nova fase na formação em saúde da Ulbra. “O Centro de Especialidades da Ulbra é fundamental para a formação acadêmica dos estudantes, pois oferece um ambiente real de prática supervisionada que integra ensino, serviço e comunidade“, explica.

Alves ainda destaca o potencial para futuras ações que o espaço proporciona. “O local serve de campo para pesquisa e extensão, ampliando o impacto da Ulbra na comunidade e consolidando sua identidade como uma universidade inovadora, comprometida com a qualidade acadêmica e com a transformação social“, conclui o superintendente.

Estão sendo ofertadas diversas especialidades médicas, incluindo cardiologia, nefrologia, pneumologia, onco-hematologia, oftalmologia e reumatologia, além de outras que venham a ser integradas ao campo de formação da instituição. A responsabilidade pelos insumos, equipamentos e materiais de proteção individual, como máscaras, luvas e álcool, é da Universidade. Os atendimentos serão registrados no prontuário eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio, assegurando a continuidade do cuidado e a contrarreferência junto à Atenção Primária em Saúde (APS) do município.

O Centro de Especialidades oferece hoje um serviço voltado ao município de Esteio, aos pacientes encaminhados pela prefeitura. São pacientes pré-agendados, que fazem a consulta e retornam ao município com os devidos encaminhamentos. É possível que, futuramente, tenhamos uma extensão dos atendimentos de uma outra forma“, afirma Micheli Meirelles, coordenadora do Centro de Especialidades.

Conforme o termo assinado, cabe à Prefeitura de Esteio a realização do atendimento primário, a organização dos encaminhamentos conforme cronograma definido pela Ulbra e a execução de exames de baixa complexidade. O município também será responsável por inserir no sistema de regulação estadual ou federal os casos identificados pela instituição como necessitando de média ou alta complexidade.

Com esta parceria, a Ulbra e a prefeitura de Esteio buscam fortalecer a rede de atenção à saúde, ao mesmo tempo em que contribuem para a qualificação prática dos futuros profissionais da área.