A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) movimentou o South Summit 2024, o maior evento de tecnologia da América Latina, que se tornou uma referência para empresas em busca de crescimento e colaboração no panorama global de tecnologia e inovação, possibilitando e facilitando o encontro de investidores, startups e instituições.
A participação da Ulbra no evento reafirma o compromisso da Universidade com a inovação. Através da Ulbratech, a Rede Ulbra de Inovação possibilita a conexão entre startups de todo o país, por meio das incubadoras tecnológicas espalhadas nos campi nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, além do Programa de Incubação Online, que permite o desenvolvimento de ideias inovadoras em negócios de sucesso com toda a facilidade e a praticidade das ferramentas digitais, inclusive, do ambiente virtual de aprendizagem da Ulbra. As inscrições para o Programa de Incubação Online se encerram na próxima segunda-feira (25/3).
Para o diretor da Rede Ulbra de Inovação, Alexandre Ströher, este é um dos principais diferenciais competitivos da Ulbra, tendo em vista o seu papel de apoiadora da inovação. “Ela conecta com a Rede Ulbra de Educação, não só no Rio Grande do Sul, em suas oito unidades, mas também fora do Estado, nas nossas quatro unidades. A conexão dessa rede nos fortalece muito no sistema de inovação“, afirma Ströher.
A educação fomentando a inovação
Em eventos como o South Summit, o papel das universidades fica ainda mais evidente. Para o reitor da Ulbra RS, Thomas Heimann, a educação não deve apenas andar lado a lado com a inovação, mas promovê-la. “Mais do que ajudar a criar e implementar novas e complexas tecnologias, criar e abrigar incubadoras de empresas, parques tecnológicos, startups, coworking, aceleradoras, entre outros ambientes de inovação de alta complexidade, o ecossistema de inovação com o qual a Ulbra está comprometida assume a responsabilidade de preparar talentos para o mercado profissional, além de qualificar permanentemente pessoas para o exercício profícuo de suas profissões, formando profissionais de excelência, com perfil empreendedor, criativo, técnico e ético, conforme descreve o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ulbra“, explica Heimann.
Segundo o reitor, a Ulbra sempre desenvolveu um constante diálogo com o poder público, além de entidades representativas dos setores comercial e industrial, “buscando gerar desenvolvimento social e econômico, empregabilidade e renda, e toda uma cadeia produtiva não apenas de conhecimento, mas de produtos e serviços que podem gerar inovação no mercado”. “A Ulbra traz em sua missão ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora, então a inovação é muito importante nessa perspectiva, e a presença da Ulbra no South Summit converge com sua própria missão“, adiciona.
Para Heimann, o olhar voltado para a inovação é o que tem marcado a atuação da Ulbra, uma vez que parte de uma tendência global. “A Universidade precisa gerar movimento, em diferentes direções, numa formação com propósito, que conecta todas as áreas da sociedade”, diz. Assim como o South Summit gera um movimento fantástico no ecossistema de inovação, a Ulbra procura tornar este movimento orgânico na Instituição, visto ser uma tendência internacional, também imprescindível para a sobrevivência das universidades“, conclui.
Novos negócios, novas possibilidades
O cerne do South Summit está no networking e na afirmação de negócios. Apenas na edição do ano passado, foram movimentados US$ 123 bilhões em fundos de investimento. Para a coordenadora de Convênios e Estágios da Ulbra, Fernanda Matos Souza, o evento permite uma aproximação ainda maior com as empresas. “Aqui, a gente consegue conversar, se aproximar e mostrar nosso trabalho. Hoje, com todo o material que temos, conseguimos levar informações que, muitas vezes, eles desconhecem. A Ulbra oferece muitos serviços e benefícios, além de desenvolver projetos em conjunto com as empresas“, conta.
O evento ainda se tornou uma possibilidade de apresentar às empresas o Ulbra In Company, programa lançado no começo de março pela Universidade, que oferece treinamento corporativo e soluções personalizadas em um ecossistema de aprendizado imersivo. Para muitos negócios que chegam ao South Summit ainda em estágio inicial, este apoio se torna essencial. “Estamos chegando justamente para mostrar que temos muita experiência, especialmente na parte acadêmica. Podemos fazer um programa de formato personalizado para a empresa que, por estar se estruturando, pode precisar de muito apoio, tanto financeiro quanto administrativo e em diversos outros setores“, conclui Fernanda.