Ulbra recebe medalha pelo trabalho durante enchentes da Prefeitura de Canoas

Condecoração dada à instituição é a maior honraria do município

No dia em que celebrou 85 anos de história, Canoas entregou a Medalha Pinto Bandeira, honraria máxima do município, à Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A cidade homenageou 15 instituições e um representante dos mais de 20 mil voluntários que, com força e dedicação, amenizaram as perdas e o sofrimento da população diante das fortes chuvas que atingiram 60% da cidade no mês de maio. O reitor Thomas Heimann recebeu a medalha em nome da Instituição durante solenidade nesta quinta-feira (27/06), às 14h, na Associação dos Servidores Municipais de Canoas.

A medalha representa o trabalho realizado pela Universidade Luterana do Brasil. Na verdade o esforço de voluntários, colaboradores, professores, alunos, egressos e tantos outros que fizeram parte das nossas comunidades neste lindíssimo trabalho de acolhimento e abrigo para as vítimas da enchente”, enfatizou o reitor. ”Estamos muito orgulhosos e temos certeza que aquilo que nós fizemos está ligado ao DNA da própria universidade, que não é apenas uma educação de excelência, mas estar a serviço da comunidade onde está inserida“, acrescenta Heimann.

O maior abrigo

A Ulbra acolheu de maneira voluntária em seu campus, em Canoas, 7,8 mil pessoas que foram expulsas de suas casas em função da catástrofe climática que assolou os gaúchos, transformando-se no maior abrigo do Rio Grande do Sul e um dos maiores que se tem notícia na história do Brasil e da América Latinha. Muitas dessas pessoas, inclusive, perderam as casas e todos os pertences.

A Universidade abriu as portas do campus a pedido do município. A estimativa era receber 300 pessoas. Em poucas horas, famílias inteiras, crianças, jovens, idosos e enfermos chegavam a pé, em ambulâncias ou automóveis. Helicópteros da Força Aérea se revezavam em pousos no gramado do Estádio da Ulbra para deixar pessoas antes ilhadas pelas cheias. Em menos de 24h, o campus virou uma cidade administrada pelos colaboradores da Ulbra, voluntários e forças públicas e privadas.

Vidas em primeiro lugar

“A história da Ulbra e a história de Canoas se entrelaçam. A Instituição foi fundamental para salvar vidas e acolher pessoas no maior centro de abrigamento do país. Foi um gesto de solidariedade. A universidade colocou as vidas em primeiro lugar”, enfatizou o prefeito Jairo Jorge. “Minha gratidão a todos os professores, estudantes e colaboradores que foram incansáveis. Parabéns a esta que é uma das maiores universidades do Brasil e orgulho para todos os canoenses”, conclui o prefeito.  

OS MEDALHISTAS

Ulbra – Universidade Luterana do Brasil
Reitor Thomas Heimann

V Comar
Comandante, Major Brigadeiro do Ar, Vicente Dang

5ª Brigada de Cavalaria Blindada
Comandante general, Alexandre Pfaender Júnior

Comando de Policiamento Metropolitano
Comandante, Coronel, Márcio de Azevedo Gonçalves

8º Batalhão de Bombeiro Militar
Major Vinicius Langdos Santos

2ª Delegacia Policial de Pronto Atendimento
Diretor delegado Cristiano Rescke;

Polícia Rodoviária Federal
Chefe da Unidade de Choque Regional da PRF, Humberto Gehlen

Ministério Público Estadual
Promotora Andrea Uequed

Defensoria Pública Regional
Diretor José Augusto da Costa Medeiros

Unilasalle
Reitor Irmão Cledes Antônio Casagrande

Câmara de Indústria, Comércio e Serviços
Presidente Shirley Dilecta Pazini

Associação Canoense de Deficientes Físicos
Presidente Rosângela de Oliveira

Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita
Presidente Paulo Chitolina

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
André Gustavo Salcedo Texeira Mendes

Grupo de Resgate de Animais em Desastres
Presidente Carla Maria Sassi de Miranda

Representante dos Voluntários
Leandro Elias

O QUE É?

Medalha Pinto Bandeira

Criada pelo decreto 159, de 1981, a Medalha Pinto Bandeira é a honraria máxima da cidade de Canoas, a outorga de reconhecimento público e gratidão à pessoa que a recebe. A medalha homenageia a figura de Francisco Pinto Bandeira, que iniciou o povoamento do município em 1733. Destina-se a personalidades que tiverem prestado serviços relevantes em favor do ser humano, do município de Canoas, do estado ou do país.