Jovens da escolinha de futebol já atraem a atenção de empresários
O pontapé inicial já foi dado, e a Ulbra Sport está em atividade na formação de atletas para o alto rendimento. Garotos com idades entre 14 e 19 anos estão treinando na escolinha de futebol de campo no Complexo Esportivo da Universidade, em Canoas. Os jovens também estão participando de campeonatos regionais e alguns até já despertaram o interesse de empresários do futebol. Os resultados positivos já estão vindo, como no último domingo (25/2), quando os atletas da Ulbra Sport conquistaram mais uma vitória na Copa São Leopoldo 200 anos, na categoria sub-20: Ulbra 2×1 Novo Horizonte, no Estádio João Corrêa da Silveira, o Monumental do Cristo Rei do Aimoré.
Conforme o diretor da Ulbra Sport, Hans Kuchenbecker, a garotada está se destacando na Copa São Leopoldo 200 Anos, que começou em 17 de fevereiro e vai até 9 de março, reunindo os melhores times da região. Segundo ele, a Ulbra Sport conquistou recentemente o 4º lugar na Copa Pequeno Gigante, de Campo Bom, na categoria sub-20.
“Foi exatamente esse campeonato que atraiu olheiros do futebol”, conta Hans. “A proposta”, explica o diretor da Ulbra Sport, “é conectar o esporte à educação, inserindo valores, gerando não somente profissionais qualificados, mas seres humanos com excelência na sua formação moral, ética e espiritual“.
Os olheiros
Alguns atletas da escolinha da Ulbra Sport já foram sondados por empresários do futebol. Um deles, um ponta-esquerda de 17 anos, teria atraído a atenção do Flamengo do Rio. O jovem confirma os contatos de olheiros. “Jogamos uma competição em janeiro em que todo o time foi muito bem. Com isso, alguns empresários tiveram interesse em mim e em outros atletas. Porém, ainda não tenho nada fechado. Eu deixo para a Ulbra Sport resolver sobre meu futuro“, comenta o jovem.
Fã de Messi, o eterno craque da seleção argentina, o garoto já se autodefine em campo. “Sou um cara rápido, driblador, gosto de ir pro 1×1. Não sou um finalizador nato, mas sempre busco o gol e procuro ajudar meus companheiros, dando assistência ou ajudando na marcação.“
O ponta-esquerda elogia a oportunidade e a estrutura que a Ulbra Sport está oferecendo aos jogadores. “Jogar na Ulbra Sport é uma oportunidade excelente para todos os jovens atletas. Não somente pela estrutura, mas também porque é reconhecida em todo o Brasil. E podemos ser atletas universitários. Pretendo cursar Educação Física“, projeta.
Treinamento diferenciado
O treinador do sub-20 da Ulbra Sport, Hilton Alexandre, também confirma o interesse de grandes times na garotada do futebol de campo. “Realmente um dos nossos melhores atletas tem chamado a atenção de muitos empresários. É um menino que a Ulbra conseguiu completar o que ele precisava, que é o planejamento de carreira. Ele tem virtudes que estão deixando olheiros muito interessados“, garante.
Hilton explica que o jovem possui características que faltam no mercado atualmente. “Este atleta tem velocidade e também um cognitivo muito grande na hora do jogo. Ou seja, excelente processo mental de percepção, que faz com que a contribuição dentro de campo fique maravilhosa para toda a equipe. Isso faz com que o atleta e o time cresçam juntos“, relata o treinador.
“Priorizamos ensinamentos de coordenação motora, passe, movimentação contínua, entre outros, especificamente com cada menino”, revela. Hilton explica que cada jovem tem o seu nível, e o objetivo dos treinos é a superação diária. “Estamos preocupados com a formação, não com desenvolver um mecanismo de sugar o garoto. Queremos formar jovens para o mundo“, garante o treinador.
Tripé de sustentação
O diretor Hans enfatiza que o esporte se mantém como um dos pilares de sustentação da Ulbra, num tripé formado ainda por educação e saúde. O intuito é formar pessoas com engajamento e comprometimento com um futuro melhor, em sociedade, numa jornada profissional e particular de excelência.
De acordo com o diretor, a missão da Ulbra Sport é promover um legado construído sobre os alicerces dos valores universais, os quais são capacitados apenas através da prática esportiva, visando beneficiar aqueles que a cultivam.
NA HISTÓRIA
* A Ulbra já teve departamentos de futebol, vôlei, futsal, atletismo e ginástica de trampolim, entre outros.
* No futsal, conquistou três mundiais nos anos 1990 e 2000. Também teve grande destaque na Copa Intercontinental de Futsal, sendo bicampeã em 1999 e 2001 (um deles, em parceria com o Sport Club Internacional), e quatro vezes campeã da Liga Futsal, entre 1996 e 2003.
* Já no vôlei, o time da Ulbra foi tricampeão da Superliga Brasileira de Voleibol Masculino entre os anos de 1997 e 2003, tricampeão na disputa do campeonato paulista e 11 vezes campeão gaúcho entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
* O time de futebol de campo foi vencedor dos campeonatos Gaúcho — 3ª Divisão em 2002, Gaúcho — 2ª Divisão em 2003, campeão do Interior Gaúcho em 2004 e vice-campeão do Gaúcho de 2004.
* Em maio de 2009, a Ulbra anunciou o fim do esporte profissional mantido pela instituição, incluindo as modalidades de futebol, futsal e basquete.
* Agora, surge da base um novo trabalho que está sendo realizado pela Ulbra Sport.