Unidades do RS estão conectadas e debatem desafios e oportunidades
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) deu o pontapé inicial de preparação para o ano letivo de 2024 para as oito unidades do Rio Grande do Sul e a modalidade de Educação a Distância (EAD) de todo o Brasil. O tema da formação docente deste primeiro semestre é o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades num Cenário em Movimento. A solenidade de abertura ocorreu às 19h desta terça-feira (6/2/2024), de forma híbrida, no auditório do curso de Odontologia, prédio 59, do campus Canoas.
Gestores, professores, tutores, coordenadores, diretores e capelães da unidade de Canoas participaram do primeiro encontro, além dos colaboradores das unidades de Gravataí, Guaíba e São Jerônimo. Docentes de Santa Maria, Carazinho, Cachoeira do Sul e Torres acompanharam em suas unidades por transmissão de vídeo. A programação segue ao longo da semana, oportunizando a troca de experiências, o alinhamento de estratégias pedagógicas e o debate de expectativas para o ano letivo.
Otimismo para o ano letivo
O superintendente de Educação Superior da Aelbra, Fabiano Pereira Alves, destacou dados atualizados sobre a captação de alunos. Ressaltou o compromisso da universidade em proporcionar uma formação docente de qualidade, alinhada com as demandas contemporâneas do Ensino Superior. Durante a exposição, foram compartilhados números sobre as matrículas e a expansão da modalidade EAD em todo o país.
Fabiano Alves expressou otimismo em relação ao ano letivo de 2024, destacando a comunidade acadêmica como peça-chave no alcance dos objetivos institucionais. Também evidenciou o comprometimento da instituição em promover um ambiente colaborativo e enriquecedor para todos os envolvidos na jornada educacional.
Um cenário desafiador
Em sua fala, o reitor, professor doutor Thomas Heimann, destacou os diversos movimentos, turbulências e crises que têm acometido o cenário da Educação Superior do país, e que tem impactado, de maneira muito significativa, as universidades privadas. “A mercantilização do ensino, o overbooking de cursos a distância, muitos sem compromisso com a qualidade acadêmico-pedagógica, o canibalismo entre as instituições pela guerra de preços, além do comportamento das novas gerações, que não valorizam tanto um diploma, assim como o próprio mercado que hoje olha muito mais para as competências demonstradas pelos indivíduos, têm criado um clima de inquietude e preocupação no âmbito da Educação Superior.”
Para Heimann, “a volatilidade e o dinamismo social têm afetado diretamente o mercado educacional, abalando a saúde financeira de muitas instituições”. Porém, destacou que momentos de crise são propícios para reflexões e mudanças de paradigma, sendo oportunidade para a criação de soluções novas e criativas. Citando Viktor Frankl, Heimann afirmou que “nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida. Isso se alinha com a forma como a Ulbra enxerga a educação. Educação com propósito, leva a uma vida com propósito. E o propósito de toda educação séria é a de transformar vidas e realidades sociais. Este é o caminho que deve e será perseguido pela Ulbra neste retorno de suas atividades docentes”, concluiu.
Atividades de qualificação
Segundo a pró-reitora Acadêmica, professora doutora Adriana Ziemer Gallert, a formação docente busca trabalhar temáticas de reflexões, problematizações em relação ao cenário em que a Educação Superior vive hoje no Brasil, que é bastante complexo e de mudanças muito rápidas. “Nós também estamos passando por um cenário de movimentos em relação a novas tecnologias que a universidade resolveu adotar. São novos sistemas de gestão pedagógicas, como a nova plataforma Aula. Teremos, no decorrer do mês de fevereiro, algumas atividades específicas de formação docente para grupos de professores”, enfatizou a pró-reitora.
Também haverá encontros de formação pedagógica voltados às metodologias das aulas, de avaliação e desenvolvimento de competências práticas. “Abordaremos temas que transversalizam práticas de todos os cursos da nossa universidade, que trabalha com excelência acadêmica, buscando consolidar a missão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora, que é a síntese da nossa formação docente”, finalizou Adriana.
Presenças
Também estavam entre os presentes na solenidade de abertura da formação docente 2024: diretor Operacional da EAD, Carlos Lenuzza; capelão-geral da Aelbra/Ulbra, pastor doutor Maximiliano Wolfgramm Silva; diretor da Ulbra Guaíba, professor José Filipe de Quadros Júnior; diretora da Ulbra Gravataí, professora Simone Karine Klein; diretor da Ulbra São Jerônimo, professor Rodrigo Baptista Moreira; coordenadora Acadêmica da Ulbra Canoas, professora Elisete Fujimoto; coordenadora Acadêmica da EAD, professora Simone Echeveste.