Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) apresentou, durante os três dias do Ulbra Xperience, o que são as tecnologias assistivas, que podem ser desenvolvidas e adaptadas para facilitar a aprendizagem de pessoas com deficiência. A iniciativa evidencia o compromisso com a inclusão e a acessibilidade. Na última quinta-feira (14/11), terminou a edição 2024 do evento que proporcionou aos visitantes, especialmente estudantes, uma experiência prática sobre o mercado de trabalho e também como tornar a educação mais acessível.

Para muitos, a participação no evento foi uma oportunidade de vivenciar, de forma concreta, o impacto das inovações assistivas. O estudante Portos Miguel do Amaral Pires, 17 anos, relatou a importância de se sentir incluído em um ambiente educacional e afirmou que se vê cada vez mais representado em espaços como o Ulbra Xperience. “Estou no terceiro ano do Ensino Médio e na esperança de achar um caminho no qual eu possa me sentir incluído na sociedade de forma confortável“, disse Portos.

Autonomia

O evento também contou com a presença de Nataniel Albani Boff, 32 anos, colaborador do Núcleo de Acessibilidade da Ulbra Canoas. Segundo ele, a demonstração de alternativas possíveis para cadeiras de rodas e outros equipamentos de apoio destaca como as tecnologias assistivas ampliam a autonomia das pessoas com deficiência dentro do ambiente universitário. “A ideia foi mostrar aqui no Ulbra Xperience possibilidades tecnológicas para nós, pessoas com deficiência. Estamos mostrando possibilidades junto com a tecnologia, com a ciência, com os estudos. A acessibilidade mostra que a gente pode ir muito mais além“, destacou Boff.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Lisiane Gazola Santos, enfatizou a relevância das tecnologias assistivas para a formação dos futuros professores. Segundo ela, a capacitação dos alunos nas licenciaturas da Ulbra visa equipá-los com as ferramentas possíveis para incluir todos os alunos no processo de aprendizagem. “As tecnologias assistivas estão presentes na área da educação, e são essenciais para que possamos alcançar um número maior de alunos“, explicou.

Igualdade

A professora Maria Adelina Raupp Sganzerla, doutora em Ensino com ênfase em Tecnologias Assistivas, também esteve presente explicando aos participantes o que são essas ferramentas e como podem beneficiar alunos com diferentes tipos de deficiência. Ela citou, como exemplo, um aluno cadeirante que utiliza uma ponteira, semelhante a um lápis, para acessar o teclado do computador, demonstrando como adaptações simples podem transformar a experiência educacional. “A tecnologia assistiva é algo que veio para dar suporte a quem tem alguma necessidade”, disse a professora, reforçando o papel da Ulbra em promover o conforto e a autonomia de todos os seus alunos.

O Ulbra Xperience reafirmou a dedicação da universidade em promover espaços inclusivos e acessíveis, capacitando tanto alunos quanto educadores para um futuro de maior igualdade.