Beto Simonetti criticou as sustentações orais gravadas
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, lançou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante um discurso nesta quarta-feira (19). Ele afirmou que a advocacia está “sob ataques”.
As declarações foram dadas durante a posse do novo presidente da OAB de São Paulo, Leonardo Sica. Simonetti criticou os julgamentos virtuais do STF, que aceitam apenas sustentações orais gravadas.
– Tenho bradado por todo o país e falar isso de forma respeitosa, mas frontal, para o Brasil, na bancada do Supremo Tribunal Federal. Vídeo gravado jamais será sustentação oral – afirmou.
– A sustentação oral é um direito fundamental da advocacia, é um pilar do devido processo legal. A advocacia não aceitará ser reduzida a mero espectador do próprio julgamento – prosseguiu.
Beto não citou nomes ao falar dos ataques, mas enfatizou que “a advocacia do Brasil está unida”.
– A advocacia tem vivido momentos de ataques violentos, muitos ataques, e só a união vai nos permitir lutar e certamente superar todos os ataques.
Ele também defendeu que a OAB, além de não ter alinhamento político, seguirá sendo protagonista na defesa do Estado de Direito.
Durante seu discurso de posse, Leonardo Sica endossou o posicionamento de Simonetti.
– Não vamos admitir restrições à nossa voz, seja na menor comarca do Estado, seja no Tribunal de Justiça, seja no Supremo Tribunal Federal, vamos lutar para ser ouvidos, para ampliar a força da nossa voz, porque a nossa voz é a voz de todos – declarou.