Está nas mãos dos seguidores do TJRS nas redes sociais a escolha do nome da Inteligência Artificial (IA) do Judiciário gaúcho. A votação foi aberta na última terça-feira (21/01) no perfil do Instagram do Tribunal (@tjrsoficial) e ficará disponível por meio de uma enquete, nos stories, até as 14h desta quarta (22/01).
As opções são GAIA e IARA — nomes que, além de conter as vogais ‘IA’, possuem significados importantes para a Justiça e para o Tribunal gaúcho. O Presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, destaca que a atividade interativa com a população é uma etapa essencial para construir a identidade da política institucional de uso da IA no TJRS. “O Judiciário segue avançando, com planejamento e segurança, no uso da inteligência artificial para otimizar as atividades de rotina e torná-las ainda mais eficientes. ‘Batizá-la’, com a contribuição da sociedade, é mais uma forma de aproximar o Judiciário das pessoas, que são a nossa prioridade”, afirma.
A Diretora de Comunicação Social do Tribunal, Adriana Arend, acrescenta que a atividade representa, ainda, uma valorização da comunidade virtual que acompanha as redes sociais do Judiciário — atualmente, são mais de 390 mil seguidores. O número expressivo também foi ressaltado pelo Diretor do Departamento de Marketing Institucional e Comunicação Digital, Fabio Berti. “A votação é uma maneira de democratizar a escolha do nome da IA, com a certeza de que os milhões de gaúchos e gaúchas estarão bem representados pelo público que nos acompanha on-line”, aponta o diretor.
Confira as propostas
GAIA : Gestão Avançada de Inteligência Artificial
Na mitologia grega, Gaia é a Deusa da Terra, responsável pela criação e fertilidade, além de ser a mãe de Themis, Deusa da Justiça.
IARA : Inteligência Artificial de Resolução Avançada
Iara, no idioma tupi, significa “senhora das águas” e, assim, representa o compromisso socioambiental do Judiciário gaúcho.