O deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul, Luciano Zucco (PL) já se consolida como um dos principais nomes na disputa ao Piratini em 2026. As primeiras pesquisas apontam o líder da Oposição na Câmara dos Deputados, como o líder nas intenções de voto, sinalizando força para encabeçar um projeto que una diferentes setores da centro-direita gaúcha. A pré-candidatura já conta com a parceria do Partido Novo e do PL, mas os movimentos de bastidores indicam que Republicanos, PP e União Brasil devem se somar à construção da candidatura de Zucco ao Piratini. A ideia é formar uma frente ampla capaz de enfrentar a esquerda e propiciar ao eleitorado gaúcho um projeto sólido de gestão e de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul.

É oportuno lembrar que o prefeito Sebastião Melo (MDB), foi reeleito com o apoio substancial do PL – que aportou mais de R$ 3,4 milhões à sua vitoriosa campanha – é visto como peça-chave nesse processo do tabuleiro político. Apesas disso, o MDB tende a confirmar a candidatura própria, com o vice-governador Gabriel Souza.
Um dos grandes articuladores dessa expansão do PL no Estado tem sido o deputado federal e presidente regional do PL, Giovani Cherini, que é incansável no fortalecimento do partido no Rio Grande do sul, tanto em número de filiados quanto em protagonismo político, dá fôlego à pré-candidatura de Zucco.
A competente equipe que deve comandar a campanha é formada por nomes qualificados e com vasta experiência em eleições majoritários. Entre eles, o Coronel Andreuzza, o advogado André Barbosa, ex-secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, que atualmente coordena a bancada do PL na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Barbosa já participou de coordenações de campanhas vitoriosas incluindo a do próprio Melo em 2020 e 2024.
Outro que articula forte é o Deputado Delegado Zucco (Republicanos). O Deputado Delegado Zucco desponta com uma das principais lideranças do parlamento gaúcho e caminha para ser o deputado estadual mais bem votado em 2026.
O cenário ainda está em construção, mas o tom das articulações é de confiança, Zucco emerge como liderança natural e com respaldo para unir forças e disputar, em condições altamente competitivas, o comando do Piratini em 2026.