terça-feira, maio 7, 2024
Google search engine
InícioSaúdePrefeitura de Canoas solicita ao Ministério da Saúde mudança no critério para...

Prefeitura de Canoas solicita ao Ministério da Saúde mudança no critério para envio de vacinas da dengue

Considerando o alto número de casos de dengue confirmados em Canoas e na Região do Vale do Sinos, o Município enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando que os critérios para distribuição das vacinas sejam a infestação existente nas cidades e o número de óbitos.

Exigimos uma explicação do Ministério da Saúde sobre os critérios escolhidos. Como Canoas, que está em situação muito mais grave que a da região contemplada com as vacinas, não recebeu as doses. A prioridade para definição dos municípios que recebem as vacinas deve ser o número de casos confirmados e os óbitos”, ressaltou o prefeito Jairo Jorge.

Nos dados presentes no Painel de Casos de Dengue do Governo do Estado, Canoas registra, nesta sexta-feira (26), 2.035 casos confirmados. Já nos números reais, computados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apontam um total de 3.434 casos. A Região 8 — Vale do Caí e Região Metropolitana, da qual a cidade é integrante, apresenta 3.988 casos confirmados e sete óbitos.

Já a Região 10, Capital e Vale do Gravataí, que foi priorizada no momento do envio, apresenta 3.054 casos e cinco óbitos, número menor que o registrado em Canoas e outras regiões, como a do Vale do Sinos, que tem 21.361 casos e 23 óbitos e a Fronteira Noroeste, com 18.467 confirmações e 23 mortes.

Em virtude da grave situação registrada em Canoas, a Prefeitura anunciou e já colocou em prática seis medidas emergenciais para conter o avanço da doença e desafogar os atendimentos no sistema de saúde. Confira as medidas anunciadas:

1. Implantação de um hospital de campanha anexo à UPA Boqueirão, no bairro Guajuviras;
2. Ampliação da equipe médica nas unidades de saúde Guajuviras, CAIC e Estância Velha, com dois médicos a mais em cada;
3. Atendimento especializado e exclusivo para pessoas com mais de 60 anos com sintomas de dengue na UPA do Idoso, das 7h às 19h;
4. Compra de 40 mil testes rápidos e retomada da Central de Testagem junto à Estação Canoas;
5. Intensificação das ações diárias dos agentes de endemias e contratação de 15 novos profissionais;
6. Inauguração da UPA Niterói até o final de abril, com funcionamento das 7h às 23h.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Prefeitura de Canoas - Choque de Limpeza

Destaques

Recent Comments