Prefeitura de Porto Alegre inicia limpeza e manutenção de mais 13 monumentos no Centro Histórico

Mais 13 monumentos históricos começaram a receber manutenção no Centro Histórico de Porto Alegre, , anunciou a Prefeitura. Os trabalhos começaram na segunda-feira e prosseguem nesta semana. Entre alguns revitalizados, estão os bustos da Praça da Alfândega e pela Fonte Talavera de la Reina, na Praça Montevidéu, onde as limpezas foram iniciadas. No entanto, segundo o escritor e historiador José Francisco Alves, autor de “A Escultura Pública de Porto Alegre”, algumas homenagens anunciadas nao existem mais nos locais.

Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), em parceria com as secretarias municipais da Cultura (SMC) e de Planejamento e Gestão (SMPG).

A empresa responsável pelos serviços é a Explender, de Chapecó (SC). O investimento previsto é de R$ 48.934,21, com recursos próprios do município.

Monumentos que receberão os serviços:

– Busto de Antônio Carlos Lopes, na Praça da Alfândega;
– Busto de Caldas Júnior, na Praça da Alfândega;
– Busto do Barão de Santo Ângelo, na Praça da Alfândega;
– Busto de Leonardo Truda, na Praça da Alfândega;
– Fonte Talavera de La Reina, na Praça Montevidéu;
– Tambor, na Praça Brigadeiro Sampaio;
– Estátua do Conde de Porto Alegre, na Praça Conde de Porto Alegre;
– Herma de Alcides Maia, na Praça Daltro Filho;
– Monumento a Loureiro da Silva, na avenida Loureiro da Silva;
– Busto de Osvaldo Cruz, na Praça Osvaldo Cruz;
– Painel Epopéia Rio Grandense, Missioneira e Farroupilha, na Praça Revolução Farroupilha;
– Busto de Oswaldo Vergara, na Praça da Matriz;
– Busto de André Leão Puente, na Praça da Matriz.

Limpeza – Além dos 13 monumentos que começam a receber os serviços nesta segunda-feira, outros sete já passaram por limpeza e manutenção neste ano:

– Monumento ao Brigadeiro Sampaio, na Praça Brigadeiro Sampaio
– Obelisco Colônia Portuguesa, na avenida Sepúlveda
– Painel do Viaduto Loureiro da Silva, no Viaduto Loureiro da Silva
– Monumento a Júlio de Castilhos, na Praça da Matriz
– Estátua Equestre do General Osório
– Monumento ao Barão de Rio Branco, na Praça da Alfândega
– Monumento a Bento Gonçalves, na Praça Piratini

Porto Alegre possui atualmente 185 monumentos e obras públicas distribuídos em diferentes regiões da cidade.