Emenda de Marcel van Hattem fortalece projeto Maria da Penha em Sapucaia do Sul

Centenas de mulheres participaram no último domingo (8) do Café das Mulheres, evento promovido pela prefeitura de Sapucaia do Sul em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O encontro reuniu lideranças políticas, autoridades da segurança pública e moradoras do município em um momento de confraternização e diálogo sobre políticas de proteção às mulheres.

O deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) foi homenageado com a entrega de uma medalha da Guarda Municipal do município, pelo seu trabalho em defesa das mulheres. O deputado gaúcho destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 481 mil, que permitiu a compra de uma viatura para a Guarda Municipal e de uma van, utilizadas no projeto Guardiã Maria da Penha. A unidade móvel percorre bairros de Sapucaia do Sul, levando suporte jurídico, psicológico e social diretamente às comunidades, com média de cerca de 100 atendimentos mensais.

Durante sua fala, Marcel ressaltou o papel da prevenção e da estrutura de proteção oferecida no município.

Em Sapucaia foram atendidas 150 mulheres, que poderiam ter sido vítimas, e justamente porque há esse sistema de proteção no município, elas hoje não integram essa estatística tão cruel que, infelizmente, já registra neste anos 20 feminicídios no nosso Estado”, afirmou.

A supervisora e criadora do projeto Guardiã Maria da Penha, Cinara Woiczekoski, destacou a importância da unidade móvel para ampliar o alcance do atendimento. “A van permite que a gente vá até os bairros, esteja nas praças e oriente mulheres que muitas vezes ainda estão em dúvida se denunciam ou não. O trabalho de prevenção é fundamental”, disse.

A primeira-dama Maria da Glória Rodrigues reforçou a mobilização do município no enfrentamento à violência. “Que este seja um marco para dizermos basta à violência contra a mulher”, afirmou.

Ao final do evento, Marcel agradeceu o acolhimento das participantes e reforçou seu compromisso com o fortalecimento de políticas de proteção às mulheres.

Volto para Brasília ainda mais motivado para continuar trabalhando por um Brasil melhor, pelo fim da violência contra a mulher e pela união e paz entre todos”, concluiu.

O Café das Mulheres, de Sapucaia do Sul, contou ainda com a participação do prefeito Volmir Rodrigues, dos deputados federais Luciano Zucco (PL) e Pedro Westphalen (PP), além de lideranças políticas locais.